Curiosidades e terminologias do Rugby que todo fã deve saber

Apesar de o esporte Rugby não ser muito popular no Brasil, este esporte é muito praticado nos países do norte, principalmente na Europa e Estados Unidos. Pode parecer estranho que no Brasil nem ouvimos falar muito sobre isso, provavelmente somos tão fascinados pelos diversos campeonatos de futebol que não cabe espaço na televisão para transmitir jogos de rugby, mas posso garantir que é um esporte que vale a pena conhecer.

Entre os maiores campeonatos e olimpíadas do mundo, o campeonato mundial de rugby é o terceiro maior evento esportivo internacional, ficando atrás apenas na Copa do Mundo Fifa e dos jogos olímpicos. E apesar de que muitos de nós ouvimos falar pouco ou nada sobre este esporte em nosso país, o Brasil possui 230 equipes de Rugby, assim como alguns campeonatos nacionais, escolas que possuem a atividade de Rugby integrada em algumas aulas de educação física e é possível acompanhar e realizar apostas esportivas em campeonatos internacionais através de um site brasileiro, como é o caso da Revisão Dafabet Brasil.

Se você já é um fã de Rugby, está no artigo correto, mas se não é, aqui vão algumas terminologias do Rugby para você ter uma ideia de como funciona o jogo. Devido ao esporte ser jogado principalmente em países que falam em inglês, não ache estranho que as terminologias sejam utilizadas nessa língua.

Try

Diferente do futebol, no esporte rugby, para o jogador marcar um “gol” deverá ultrapassar a linha branca juntamente com a bola e tocá-la ao chão. O nome do gol no rugby é chamado de Try e valem 5 pontos.

Drop goal

Outra forma de marcar um ponto no rugby é através de um chute. Este pode ser realizado a partir de qualquer lugar do campo. Para valer o gol, a regra é que antes de a bola ser chutada, ela deverá tocar no chão.

Touch down

Assim como no futebol, no rugby também é possível marcar um gol contra. Este é chamado de touch down.

Scrum

Quando há uma penalização, os times de rugby são convocados pelo juiz para uma disputa de bola. Esta se chama Scrum.

Tackle

É uma terminologia também conhecida por quem acompanha o basquete. O tackle acontece quando um jogador tenta impedir e roubar a bola do adversário.

Penal

Quando há uma falta grave no jogo, a equipe que sofreu a falta tem a opção de realizar um chute livre, uma disputa de bola (Scrum) ou apenas passar a bola para um de seus companheiros.

H

Estes são os gols do rugby que possuem formato de H e estão no final de cada lado do campo.

Tight 5

Esta terminologia refere-se aos 5 atletas da primeira e segunda fila para a disputa de bola (Scrum)

Segunda linha

Diferente do futebol que os jogadores podem escolher o número de camisa que desejarem, no esporte rugby o número dos jogadores são dados de acordo com a posição de cada um no campo. Os jogadores que vestem as camisas 4 e 5 fazem parte da segunda linha.

Backs

Os jogadores que vestem as camisas 9 e 15 fazem parte da linha “Backs”.

Wings

O jogador da ponta esquerda veste a camisa 11 já o jogador da ponta direita veste a camisa 14.

Views:
90
Article Categories:
Dicionário desportivo

Comments are closed.