Conheça algumas das expressões mais populares do mundo corporativo

Todos os nichos parecem ter um vocabulário próprio que vai se desenvolvendo com o ramo. Muitas das expressões atualmente ouvidas no mundo corporativo foram importadas da língua inglesa, entretanto, existem algumas bem brasileiras.

Hoje, gostaríamos de explorar algumas delas em ambos os idiomas. Certamente, se você trabalha em uma grande empresa, já deve tê-las ouvido e, talvez, até mesmo as utilizado.

  • Deadline

Deadline é uma palavra amplamente utilizada em quase todas as empresas, nada mais é do que prazo final. É um dos termos que tem sido ouvido até mesmo fora do mundo corporativo e que tem ganhado cada vez mais popularidade.

  • Endereçar

Nesse caso, por alguma razão, não se adotou o termo em inglês “to address”. O mesmo foi aportuguesado e tornou-se endereçar, mas com um significado diferente do que, à primeira vista, possa parecer. Endereçar no ambiente corporativo significa que é preciso encontrar uma forma de resolver determinado problema.

Quando alguém pedir para você endereçar algo, já sabe que terá que colocar sua cabeça para pensar em soluções, e não passar para outra pessoa.

  • Feedback

O famoso “feedback” está praticamente sendo adotado pela língua portuguesa. É uma palavra que todos já ouviram independente de trabalharem em uma grande empresa ou em um comércio local. 

Significa nada mais do que retorno, devolutiva. 

  • Está no DNA

Essa é fácil, significa que algo está incorporado a cultura da empresa, faz parte dela. Geralmente, é um termo utilizado no ambiente corporativo quando se pretende reforçar os valores e métodos de serviço.

  • Headhunter

Um “headhunter”, ou “caçador de cabeças” em português, é um profissional encarregado de descobrir talentos para que preencha determinadas posições, geralmente muito importantes, nas empresas.

Ele busca, a pedido das corporações, um determinado perfil profissional no mercado e oferece alguma proposta para que este, então, passe a trabalhar para uma outra companhia.

O oposto também pode ocorrer. Por exemplo, uma pessoa que pretende ocupar determinada posição procura pelos serviços de um “headhunter” e este, então, se encarrega de tentar empregá-la em uma boa companhia, na função que a pessoa quer se posicionar.

  • Insight

Quando alguém pensou fora da caixinha, buscou formas diferentes de resolver ou criar algo, pode-se dizer que teve um insight.

 

  • Know-how

Uma das palavras mais ouvidas nas entrevistas de emprego. Significa conhecimento. Alguma vez você já ouviu: “Você possui know-how em finanças?”. 

O próprio entrevistado pode se utilizar do termo e dizer: “possuo know-how em marketing, business strategy…”.

 Business strategy

Aproveitando o exemplo da expressão anterior, “business strategy” se refere aos conhecimentos de estratégias de negócios em determinado ramo. Tem a ver com múltiplas habilidades de gerenciamento e estratégia de negócios. 

  • Brilho no olho

Essa expressão serve para se referir a um profissional motivado e com garra para desenvolver seu papel na empresa. Um ótimo elogio para receber de seu chefe, não acha?

  • Mentoring

Com “mentoring”, pretende-se se referir a alguém que está tendo a tutela de um profissional mais experiente, ou seja, uma espécie de mentor que irá ajudar no desenvolvimento da carreira de tal profissional.

Esperamos ter contribuído com o enriquecimento de seu vocabulário profissional. Essas são apenas algumas das centenas de expressões presentes no mundo corporativo. 

Sabemos que com o processo de constante globalização essas expressões irão aumentar ainda mais, mas também irão aproximar e facilitar a comunicação com pessoas do mundo todo. 

Views:
58
Article Categories:
Artigo

Comments are closed.