As mídias sociais alteram a linguagem escrita

A internet, através de sites, blogs e redes sociais, tornou-se uma grande influenciadora da forma como as pessoas falam e se expressam, em especial as pessoas que gostam de páginas inovadoras como a da bet365 aposta

A escrita formal, utilizando vírgulas corretamente, acordos ortográficos e conjugação verbal perfeitamente adequada já não são prioridades, o importante é que a informação seja transmitida. Os usuários da internet parecem que criam diariamente um dialeto novo, o que impacta significativamente na forma como as pessoas se comunicam conectadas e também quando estão desconectadas.

A necessidade de uma comunicação ágil e autêntica fez com que os antenados no mundo digital transformassem a forma de comunicação escrita. Algumas palavras foram abreviadas, outras transformadas e algumas até criadas. 

Abreviações das palavras

Seja para facilitar a escrita, a memória ou simplesmente para agilizar o envio da informação, a abreviação é uma grande tendência do mundo digital. Siglas como sds, blz, pfv, vdd são lidas com tanta naturalidade que por vezes nem se percebe que são abreviações das palavras saudade, beleza, por favor, verdade. E este fenômeno de “simplificar” a escrita não é privilégio das palavras compridas ou expressões, as paroxítonas e até pequenas oxítonas também passam por esta transformação, alguns exemplos são:

Você = vc 

Também = tb

Qualquer = qq

Sim = S

Não = N

Transformações das palavras

Assim como na língua portuguesa, em muitos outros idiomas é comum que uma palavra tenha mais de um significado. Baseado nisso, os internautas muitas vezes utilizam um nome já existente para denominar um objeto ou situação nova. Algumas palavras que sofreram esta ampliação de significados foram:

Bluetooth: é uma forma de transmissão de dados por rede sem fio.

Lacrar: significa que a pessoa alcançou muito bem o objetivo, que arrasou.

Tablet: é um aparelho de computador pequeno e portátil.

Meme: é a ampla divulgação na internet de algo engraçado.

Selfie: é quando a pessoa tira uma foto de si mesma.

Criação de novas palavras

A dimensão da internet e a empolgação dos usuários são tão grandes que mesmo juntando a quantidade de palavras já existentes, abreviando-as ou dando novas definições parece que ainda não é suficiente para denominar tudo que o público quer difundir. Por isso frequentemente são inventadas novas palavras e expressões que entram no nosso cotidiano com tanta naturalidade que parecem até que sempre fizeram parte dos diálogos domésticos.

Veremos alguns exemplos e poucas são as pessoas que vão dizer que nunca verbalizaram pelo menos uma dessas palavras ou expressões:

Stalkear:  significa “bisbilhotar” a vida de outra pessoa pelas redes sociais.

Sextou: utilizada semanalmente para comemorar a chegada da sexta-feira.

Contatinho: refere-se àquela possível pretendente que você tem o número do telefone salvo no celular 

Mandar nudes: é encaminhar fotos íntimas pela internet.

Deus me livre mas quem me dera – segue a linha do ditado popular “quem desdenha quer comprar”. A expressão é usada quando a pessoa diz que não quer algo mas na verdade ela deseja muito. 

Novidade da mídia

Uma modalidade de criação de palavras que está em alta na mídia social é a junção de dois nomes para criar um terceiro. A ideia é misturar os nomes. Por exemplo, podemos juntar o nome de Mário e Ana e formar Mariana, mas pode ser misturado também os nomes de João e Maria e cria-se Joma, que não é tão comum como Mariana, mas é bem autêntico.

Views:
269
Article Categories:
Dicionário de jogos

Comments are closed.