As expressões mais famosas no mundo das finanças

Qualquer um que queira se aventurar a descobrir um novo mundo, também irá esbarrar com um novo idioma. Isso acontece no mundo corporativo, no melhor site de apostas que você irá encontrar na internet, no mundo da tecnologia e, é claro, no mundo das finanças.

E é o vocabulário do mercado financeiro que iremos explorar hoje, para conhecer algumas das expressões mais comum utilizadas pelos trabalhadores da área.

  • Agulhada

Agulhada é um termo utilizado no mercado de ações para descrever uma oscilação brusca, para cima ou para baixo, mas que depois retorna ao seu patamar regular de preço. Ou seja, só uma agulhada, mas nada grave.

  • Andar de lado

Parece coisa de caranguejo, não vai para frente e nem para trás, anda de lado. Assim, o mercado utiliza essa expressão quando não há uma tendência de modificação, as ações nem sobem e nem caem, permanecem em um patamar estável.

  • Bola

A bola refere-se ao número zero. Serve para fazer referência a um número inteiro. Por exemplo, as ações da Petrobrás estão sendo vendidas a vinte e cinco, bola, bola. O que quer dizer 25,00 reais.

 

  • Casar

Casou com a ação. Ou seja, comprou “stocks” e manteve por mais tempo do que o esperado, mas calma, esse casamento não passa de uma estratégia de lucro. Tão logo a ação atinja um valor alto, ela será passada para frente. É um casamento de interesse.

  • Catar lata

Pelo termo, já é possível imaginar sobre o que se trata. Um mau negócio foi feito, as ações compradas não tiveram a performance esperada e, então, para evitar um prejuízo maior, inicia-se a venda delas.

  • Nabo ou motumbada

Continuando nos termos relacionados ao fracasso, nabo e, também, motumbada são expressões utilizadas para se referir a um grande prejuízo. Esperamos que você nunca tenha que ouvi-las com esse significado. 

  • Virar pó

Significa exatamente isso. Um investimento que não vale mais nada, virou pó! Seria uma decisão interessante tentar a sorte de outra forma, não acha?

  • Miqueiro

O termo miqueiro, de mico, é usado para designar o operador da bolsa responsável pelas ações que foram consideradas verdadeiros micos! Será que isso pode ser considerado bullying?

  • Sardinha

Um investidor novato é chamado de sardinha. O mundo animal está muito presente no vocabulário do mercado financeiro. Abaixo, temos mais alguns membros da fauna.

  • Tubarão

O tubarão vai devorar as sardinhas. Está claro aqui que estamos nos referindo aos grandes investidores. Aqueles que têm poder de causar oscilações no mercado com suas compras e vendas de papéis.

  • Touro

Não é por acaso que a estátua de um grande touro está localizada na “Wall Street”, coração financeiro de Nova York. O termo serve para indicar um mercado com tendência de alta. Um touro usa seus chifres de baixo para cima. Entendeu a correlação? 

  • Violinar

Violinar é quando uma determinada ação apresenta forte variação, mas que rapidamente define seu patamar.

  • Target

O termo em inglês é mais comum de ser ouvido do que o seu correspondente em português, alvo. Esse termo serve para designar uma meta – alvo – de venda de determinada ação. 

 

Por exemplo, pode-se comprar uma ação por 20 reais, com a intenção de vendê-la a 30, quando esse momento de alta chegar.

  • Dormir vendido ou comprado

Aqui estamos falando de alguém que não vendeu e nem comprou nada de um dia para o outro. Serve para se referir ao fato de alguém querer manter uma posição consolidada em termos de compra e venda de ações.

Esses foram apenas alguns dos muitos termos utilizados no mercado financeiro. A partir de agora, esse mundo não tem mais um idioma desconhecido para você.

Views:
49
Article Categories:
Artigo

Comments are closed.