A Eurocopa e o troféu da UEFA: algumas curiosidades

Qualquer fã do esporte mais praticado do mundo – paixão número um dos brasileiros – já deve ter acompanhado a UEFA EURO e torcido para que algum time de seu coração levasse para casa o cobiçado troféu da UEFA.

Mas você já se perguntou sobre esse troféu da UEFA? Ou você está continuamente digitando Apostar Eurocopa no seu mecanismo de pesquisa? Sua composição, tamanho, peso, design e origem? Hoje, iremos falar um pouco sobre essas curiosidades e, também, revelar alguns fatos sobre a Eurocopa, que atrai a atenção do mundo, além de outros troféus famosos do futebol mundial.

  • A Eurocopa 2020

O Campeonato europeu de futebol de 2020 ou UEFA EURO 2020, como é popularmente conhecido, será a 16ª edição dessa competição. Para a Europa, e boa parte do mundo, é um evento eletrizante e que que leva os fãs à loucura.

O evento de 2020 será realizado em muitas cidades europeias diferentes, em homenagem a sexagenária edição do campeonato. A grande final será em Londres, no Estádio de Wembley.

O Real Madrid é o time com o maior número de vitórias na Eurocopa, levando o troféu da UEFA 13 vezes para casa até o momento. Já o atual campeão é o Liverpool.

  • O cobiçado troféu da UEFA

Uma taça comum, nenhuma obra de arte, mas que todos os futebolistas e equipes europeias querem possuir. O troféu da UEFA pesa 7,5 quilos e tem 73,5 centímetros de altura. 

A taça costuma ser propriedade de qualquer time que vencesse a competição por 5 vezes consecutivas. Assim, os donos de um troféu original da UEFA são: AC Milan, Real Madrid FC, FC Bayern München, AFC Ajax e Liverpool FC.

Porém, em 2008, uma nova determinação foi lançada e, com ela, os times campeões passaram a levar apenas uma réplica da taça, o troféu original fica em posse da UEFA. Essa foi uma triste notícia para os times que desejavam possuir tão cobiçado objeto do mundo esportivo.

  • O design da taça dos campeões da Eurocopa

Atualmente, o troféu está em sua quinta versão desde que foi lançado. Foi pensado e desenvolvido por Jürg Stadelmann, em Berna, Suíça, onde fica a sede da UEFA.

O idealizador do troféu, Stadelmann, falou sobre a idealização do design: “O meu pai, Hans, e eu fomos até ao escritório de Bangerter – Secretário geral da UEFA – e cobrimos o chão de desenhos. Ele fez comentários como, ‘os búlgaros gostariam do fundo dessa. Os espanhóis gostariam dessa, mas os italianos prefeririam essa e os alemães escolheriam esta’. Depois juntamos tudo, como um quebra-cabeças”.

A produção do troféu levou 340 horas, um prazo rígido, já que seu idealizador e produtor tinha alguns outros planos. 

Em suas próprias palavras: “a taça tinha que estar terminada antes de 28 de março”, porque eu iria me casar e levar a minha mulher a Los Angeles, numa viagem de barco que ia durar dez dias. Fiz o melhor trabalho possível, que depois foi finalizado pelo gravador, Fred Bänninger. E a tempo, digo isso com prazer!”.

Podemos acrescentar que, para ele, foi uma grande responsabilidade e um grande prazer. Quantos designers não gostariam de ter feito esse trabalho, não acha?

  • O troféu da UEFA EURO no Brasil

Você sabia que o troféu da UEFA EURO já visitou terras latinas? Pois é, o troféu da Liga dos Campeões já foi trazido ao Brasil algumas vezes. Em uma delas, como parte de um evento mundial focado nos fãs da Eurocopa e seus times de estrelas. Inclusive, nessa ocasião, foi transmitida ao vivo uma partida da semifinal do campeonato europeu.

Esse evento em particular, foi realizado no Pão de Açúcar, Rio de Janeiro, e contou com a presença do ex-jogador português e atual embaixador da UEFA Luís Figo, que na ocasião realizou também uma sessão de perguntas e respostas com os fãs.

  • A “orelhuda” também em São Paulo

A “orelhuda”, carinhoso apelido do troféu da UEFA EURO, já esteve em São Paulo por duas vezes.

Na primeira vez, como estrela do evento “Heineken Trophy Tour”, que além da taça exibiu bolas de algumas finais e camisetas autografadas pelos craques estelares das equipes europeias da “Liga dos Campeões”, como Lionel Messi e David Beckham.

O melhor dessa exposição foi que os fãs puderam tirar fotos com a taça e conhecer melhor a história desse importante campeonato europeu.

Também em São Paulo, a “orelhuda” foi exibida no Farol Santander, em um evento patrocinado pelo mesmo banco, chamado de “Deu Liga!”. Infelizmente, a exposição do troféu da UEFA EURO nesse evento durou apenas um dia.

Após essa rápida passagem por São Paulo, a taça retornou a Madri, para a final do torneio europeu de 2019.

  • O troféu UEFA EURO em uma lata de Pepsi

Uma das maiores vendedoras mundiais de refrigerante e, também, patrocinadora da Eurocopa desde 2016, decidiu homenagear a UEFA EURO em suas latas de Pepsi.

Em uma edição comemorativa – exclusiva para os consumidores do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Espirito Santo e Rio de Janeiro – a Pepsi personalizou suas latinhas com a imagem do troféu UEFA EURO e o logo da “UEFA Champions League”.

Um prato cheio para os colecionadores e fãs da “Liga Dos Campeões” do mundo todo. A iniciativa ocorreu em 65 países e foi batizada de “Pepsi for the love of it”.

Thiago Nori, responsável pelo Marketing da PepsiCo no Brasil, afirmou que “lançar essa edição especial é uma forma de convidar os fãs de futebol do nosso país para essa trajetória emocionante que é a UEFA Champions League”.

  • Um pouco mais sobre a EURO 2020

Você já se perguntou onde será a final da Eurocopa 2020 da “Liga Dos Campeões? 

A grande final da EURO 2020 será em 30 de maio, no Atatürk Olimpiyat Stadi, em Istambul, na Turquia. 

Agora você já pode se programar, ou para viajar, ou para assistir em casa com a família e os amigos. Um evento imperdível que atrai a atenção do mundo todo e que você não poderá perder.

  • Novidades da UEFA EURO 2020

O UEFA EURO 2020, pela primeira vez em 60 anos de história, terá partidas em todo o continente europeu, contabilizando 12 cidades ao redor da Europa. Incrível, não?

O mais interessante e o melhor disso, além de um grande presente para os fãs, é que todos os países apurados terão, na fase de grupos, pelo menos dois jogos em casa. Essa parece ser uma boa notícia para os fãs mundiais da Eurocopa e que desejam ver de perto seus craques e o troféu da UEFA EURO.

Estima-se que serão vendidos 2,5 milhões de ingressos para as partidas. Os bilhetes serão liberados em lotes e com preços diferenciados. 

Certamente, essa edição da “Liga Dos Campeões” entrará para a história e promete ser um evento inesquecível e cheio de emoções por todo o velho mundo.  

  • Outros troféus do mundo do futebol

Falando de troféus, não poderíamos deixar de fora os troféus da FIFA, não só o da Copa do Mundo, mas também o os troféus com os quais ela premia anualmente os craques desse esporte.

Desde o início da premiação, em 1930, há duas versões da taça: a Taça Jules Rimet, do ano de inauguração até 1970, e a taça da Copa do Mundo, de 1974 até hoje.

A Taça Jules Rimet foi roubada no Rio de Janeiro em 1983, e nunca foi encontrada. Acredita-se que ela tenha sido derretida e vendida. A FIFA mantém a base da taça em sua sede na Suíça, como parte da história. 

O atual troféu da Copa do Mundo tem 36,5 centímetros de altura e foi feito com 5 quilos de ouro 18K (75%). Possui uma base de 13 centímetros de diâmetro com duas camadas de pedra malaquita. O troféu é oco e, no total, pesa 6,175 quilos. Em si, o troféu é a imagem de dois atletas segurando o globo terrestre. 

Silvio Gazzaniga, o artista premiado com a oportunidade de dar vida a taça, descreveu assim sua obra: “As linhas emergem da base, elevando-se em espirais, estendendo-se para receber o mundo. Das notáveis tensões dinâmicas do corpo compacto da escultura elevam-se as figuras de dois atletas no momento emocionante da vitória”.

Por segurança, após o primeiro roubo do troféu da Copa do Mundo, a FIFA estabeleceu que a taça não poderá ser ganha de imediato: a equipe vencedora da Copa fica apenas com uma réplica de bronze do caneco, mas banhada a ouro.

Sabemos que o material de produção dos troféus e medalhas pouco importa para os atletas vencedores, todos querem o título. Este não poderá ser roubado ou perdido.

Atualmente, o país que mais vezes ganhou o novo troféu da Copa do Mundo é a Alemanha; graças a seus talentosos jogadores.

  • Um significado especial na Eurocopa

O troféu UEFA EURO da Eurocopa 2020, por ser uma edição histórica de 60 anos, vai ter um significado muito especial. Podemos prever que será um campeonato muito mais emocionante do que os usuais e que promete momentos eletrizantes aos torcedores e espectadores do mundo todo.

A equipe a levantar o troféu UEFA EURO 2020, estará entrando para a história do futebol e da “Liga dos Campeões”, essa será a grande premiação desta edição de um incrível torneio do mundo do futebol. 

 

Views:
800
Article Categories:
Dicionário desportivo

Comments are closed.