5 curiosidades sobre idiomas

Estamos tanto habituados a falar a nossa língua nativa que tudo parece muito normal e com regras semelhante ao resto das línguas no mundo. Não se deixe enganar, atualmente existem ao redor de 7 mil línguas e dialetos reconhecidos entre os 193 países do mundo, além de incontáveis gírias e formas novas de falar criadas entre comunidades modernas, como em jogos online e aposta em Portugal.

Apesar de a internet e o hábito de viajar mais frequente tendem a unificar cada vez mais as línguas de diferentes etnias, é incrível como conseguimos até manter hoje as tradições do nosso antepassado e não deixar que esses idiomas desaparecessem. Entre 7 mil línguas faladas, existem muitos fatos engraçados e muito curiosos. Vamos lá!

No Brasil falamos a mesma língua que em Portugal?

Se esta tivesse que ser uma resposta curta, seria que SIM. No entanto, devido a distância que os países têm entre si, algumas transformações ocorreram após tantos anos que nos ensinaram a falar português desde a colonização. A diferença entre a forma de falar é muito evidente até mesmo para quem não entende português, mas até mesmo algumas palavras mudam completamente, como por exemplo: no Brasil o que chamamos de descarga, em Portugal se fiz autoclismo, ou o que chamamos de celular, em Portugal se diz telemóvel, entre muitos outros exemplos.

Na Itália são falados 33 línguas e dialetos oficiais

Apesar de o país não ser muito grande, a Itália fala 33 dialetos reconhecidos oficialmente, além de muitos outros que não são reconhecidos por serem parecidos ou mais recente dos que já são oficiais, mas ainda assim possuem palavras distintas.

A existência de tantas línguas na Itália, se dá ao fato de que o país obteve influência de muitas etnias de países distintos devido a sua posição geográfica e também devido a importância que Roma exercia na Europa desde o ano 700 a.c.

Os principais idiomas que a língua Italiana recebeu influência foram: árabe, francês, espanhol, grego, alemão, normando e de países africanos como: Tunisia, Morocco, Líbia, etc.

Quantas letras tem cada alfabeto?

Que o alfabeto português tem 26 letras, não é nenhuma novidade, mas talvez você não perceba o quanto diferente podem ser outras línguas. O menor alfabeto do mundo possui apenas 11 letras, e pertence a língua Rotokas, a qual é falada em Papua New Guinea. A medalha de ouro vai para a língua do país Cambodia, o Khmer, com 74 letras.

Qual foi a primeira língua falada no mundo?

Infelizmente esta pergunta é impossível de responder. Isso se deve ao fato de que não é possível ter em conta os idiomas os quais não existem registros escritos. Os idiomas mais antigos que possuem registros escritos são Hebrew, Sanskrit, Sumerian, and Basque.

A língua inglesa não é a mais falada no mundo

Apesar de o inglês ser a língua mais reconhecida internacionalmente, este idioma está em terceiro no ranking de línguas faladas do mundo.
O primeiro lugar vai para o mandarim, a língua falada na China, com 860 milhões , em segundo a língua espanhola com 400 milhões de pessoas falando o idioma e finalmente em terceiro a inglês com aproximadamente 350 milhões.

Views:
240
Article Categories:
ArtigoDicionário de jogos

Comments are closed.